terça-feira, 30 de março de 2010

formações - selma weissmann, gilberto de abreu e humberto guimarães

esta formação foi idealizada em setembro/novembro de 1977 por márcio sampaio; crítico de arte, artista plástico, escritor e à época, responsável pelo setor de artes plásticas do palácio das artes, bh.
esta formação fez uma parte da exposição: três tempos do desenho de humor. realizada na grande galeria do pa, hoje galeria alberto da veiga guignard.
o primeiro capítulo da exposição era representado pelo desenhista alemão, heinrich fleuiss, que chegou ao brasil em 1858, montou uma tipografia no rio de janeiro por onde publicou o pasquim semana illustrada, de 1860 a 1878. dessa publicação foram expostas 30 páginas.
o segundo capítulo da exposição é representado por outro alemão; o karl arnold e dele, 74 caricaturas publicadas no semanário simplicíssimus, nos anos 20, na alemanha.
e no terceiro, nós três completávamos o ciclo dos três tempos do desenho de humor.
eu e o humberto publicávamos sempre em jornais e revistas, e fomos assim descritos pelo márcio sampaio, "... mas os dois artistas fazem um desenho que vale por si mesmo tanto por se alimentarem numa rara inventividade como pelo alto nível de execução. (...)"
a selma assim: "... se baseia nas técnicas de deformação da caricatuta tradicional. contudo, a artista ultrapassa essas limitações para criar um desenho ágil, cujo humor se encontra mais na série de situações formais criadas no desenho sobre o próprio desenho, do que na deformação das figuras dos personagens. (...)".
foto: manoel augusto serpa

Um comentário:

Selma Weissmann disse...

Gilberto,
Que legal, adorei!
Um beijo procê,
Selma.